Principais Princípios dos Quartos Montessorianos

4 de junho de 2016 , In: Inspirações, Playroom / Quartos , With: No Comments
0

Meu irmão, Xandolino, e minha cunhada, Nina, estão morando na Austrália há quase 3 anos! Fruto desse AMOR nasceu Neolito, meu sobrinho FOFUCHO! Como são pais antenados e super tranquilos, eles resolveram montar um QUARTO MONTESSORIANO para meu sobrinho, compreendendo que isso o auxiliará no seu desenvolvimento. Inclusive, porque o quarto infantil montessori se baseia no princípio de que a criança, nos primeiros anos de vida, constrói os próprios conceitos pela ação e pelo contato com o mundo em que vive. Alguns dos principais conceitos são:

  • Respeitar e incentivar a criança;
  • Dar liberdade de movimento;
  • Incentivar a independência e a tomada de decisão;
  • Proporcionar oportunidades para aprendizado;
  • Enfatizar atividades sensoriais, dentre outros.

Pensando em ajudar meu irmão e cunhada, pesquisei bastante e descobri que para iniciar a montagem de um quarto infantil montessori, o ponto de vista da criança deve ser totalmente levado em conta, ou seja, ATENÇÃO a Neolito e nas coisas que ele gosta. Os dois principais conceitos nessa organização é: SEGURANÇA e MOVIMENTO!  É certo que a criança se desenvolve mais mental, emocional e fisicamente quando tem liberdade para mover-se e explorar o ambiente.

Normalmente, os quartos infantis são pensados de forma prática, para facilitar a vida dos adultos. No caso do quarto infantil Montessori, a organização e disposição dos objetos devem ser pensados para a criança, não para os facilitar para os adultos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Informações Relevantes na Montagem

Segurança

Assim como qualquer quarto infantil, no Montessori a segurança é essencial, especialmente com tomadas e objetos pontiagudos. Esse devem ficar fora do alcance das crianças! Os pais precisam observar e avaliar todas as possibilidades de risco do local, depois tomar as providências.

Berço

Uma das principais diferenças para o quarto infantil padrão é o berço. No quarto montessori, o berço é visto como um limitador de movimento. Assim, o primeiro passo é trocá-lo e usar o colchão ou um futon diretamente no chão ou em cima de um estrado baixinho ou um tatame de E.V.A.  Dessa forma, a criança poderá ter seus movimentos livros, descer e subir, quando quiser. Ele se torna um “explorador” do seu quarto. Caso os pais queiram, pode-se colocar, ao lado do colchão, um tapete que além de amortecer uma possível queda, proporcionará estímulos sensoriais diferentes.

Estímulos

No quesito estímulos, o espelho é um estímulo importante para a organização do quarto montessori. É importante o bebê se reconhecer, ver seus movimentos, seu rosto, suas expressões, suas reações… Isso facilita na descoberta e compreensão, que ele é uma pessoa distinta da mãe. Os bebês novinhos adoram móbiles feitos com formas geométricas e cores fortes, é uma peça importante no quarto infantil Montessori.

Como uma boa livrólatra, sugerimos que disponibilizem livros e revistas ao alcance da criança no quarto, assim ela pode segurar, ver as figuras, manter algum contato com a leitura através de brincadeiras. O estímulo a leitura é muito importante desde a tenra idade!

Imagens: Pinterest

Sem Comentáros... Por enquanto...

ESCREVA UM COMENTÁRIO

 

Nascida em Itabuna, signo de Peixes. Formada em Relações Públicas, mas Educadora de construção e coração. Amo minha família e minha ocupação favorita é SER MÃE. Amo os livros! Sonho em ter uma Livraria ou uma ONG para animais abandonados. Cheia de ideias, criatividade não me falta, sou exagerada, falo muito. Faço meditação para conversar com Deus!

 

Continue Lendo

@cirandacontada

Anuncie!