15 Livros – Chegada de um Irmão

25 de janeiro de 2016 , In: Leitura, Para Pais, Temas , With: No Comments
1

Eu só
EU SÓ, SÓ EU
Ana Saldanha e Yara Kono – Editora Peirópolis

O menino quer tudo para si, só para si. Até que uma bela surpresa acontece. Um irresistível álbum ilustrado por Yara Kono sobre como as crianças sentem a chegada de um irmão.

Agora sou a irmã mais velha_200982616434
AGORA SOU A IRMÃ MAIS VELHA
Annette Sheldon – Artmed Kids
Quando seu irmãozinho nasceu, Maria Clara ficou empolgada e orgulhosa. Porém, a nova realidade, que fez dela a irmã mais velha, muda constantemente e, às vezes, de maneira surpreendente e não muito bem aceita pela menina.

Agora sou irmão mais velho
AGORA SOU O IRMÃO MAIS VELHO
Annette Sheldon – Artmed Kids

A vida do menino Pedro muda quando sua irmãzinha nasce. Ser o irmão mais velho é difícil e Pedro precisa aprender a dividir a atenção dos adultos. Com o tempo, contudo, o menino começa a gostar de ter uma família maior e de todas as coisas relacionadas ao fato de ser o irmão mais velho.

Quero nascer de novo
QUERO NASCER DE NOVO
Ilan Brenman – Editora Saber e Ler

Ganhar um irmão não é nada fácil. A mamãe e o papai encontraram uma maneira muito interessante de falar sobre o irmãozinho de Sofia que vai chegar. “Quero nascer de novo!” É um afago ao irmão mais velho e uma explicação emocionante, que faz com que o amor tome o lugar do ciúme.

Para que serve uma barriga tão grande
PARA QUE SERVE UMA BARRIGA TÃO GRANDE
Rosa Amanda Strausz – Editora FTD

Vai chegar um bebê novo na família. Mas ainda não chegou. Por enquanto, só o que existe mesmo é a enorme expectativa de seu irmão. Como será a vida depois da chegada do bebê? O amor da mãe vai ser dividido em dois? E o colo? Parece que essa barriga que não pára de crescer gera não só um bebê, mas também milhares de dúvidas, perguntas e aflições. A autora e o ilustrador criam uma fábula moderna, fazendo divertidas associações entre a mulher/mãe e uma vaca. As personagens são animais que têm características humanas e a história se passa dentro de um ambiente doméstico. Os sentimentos do bezerrinho são semelhantes aos de qualquer criança – ele sente ciúme, tristeza e medo de ser rejeitado, devido ao nascimento de um(a) irmãozinho (irmãzinha).

Irmãzinha de Lisa
A IRMÃZINHA DE LISA
Anne Gutman e Georg Hallensleben – Editora Cosac Naify

Novas peripécias da cachorrinha branca, que ganha uma irmãzinha e morre de ciúmes, como acontece nas melhores famílias

Mudanças
MUDANÇAS
Ilan Brenman – Editora Edelbra

Tem gente que gosta, tem gente que não. Mas não tem jeito, a vida é cheia de mudanças. Mudança de tamanho, de escola, de casa, de amigos, de cidade. Quando as pessoas se acostumam a ver e a sentir o mundo de um jeito, aí vem ela, mudança. Neste livro, a autora procura mostrar que as mudanças acontecem com todo mundo e que pode até ser divertido os variados acontecimentos.

Como ele foi parar aí dentro
COMO ELE FOI PARAR AÍ DENTRO
Ilan Brenman – Editora Aletria

Rafaela é daquelas crianças que, diante de um barrigão de grávida, não hesita em perguntar – ‘como ele foi parar aí dentro?’. Nesta história escrita por Ilan Brenman e ilustrada por Vanessa Prezoto, a menina vai descobrir, não sem antes formular as mais mirabolantes hipóteses, como são formados os bebês que saem da barriga das mamães.

Vai chegar um bebe
UM BEBÊ VEM AI
Jonh Burningham – Editora Paz e Terra

A chegada do bebê se aproxima, e as perguntas que surgem na cabeça de uma criança pequena são descritas neste livro. ‘Um bebê vem aí’ busca traduzir o amor, a excitação e a confiança de um menino à medida que ele imagina vários possíveis futuros para seu irmãozinho ou irmãzinha.

Um Novo Bebe está chegando
UM NOVO BEBÊ ESTÁ CHEGANDO
Emily Menendez Aponte – Editora Paulus

A chegada de um novo bebê é uma ocasião de alegria, euforia e esperança. Mesmo para uma criança pequena, isso pode causar confusão, preocupação e angústia. A melhor maneira de ajudar a criança neste momento de transformação da família é através de uma preparação prudente, amor seguro e convite gentil para a participação da criança na espera e cuidado do novo bebê. Auxiliada pelos amáveis elfos, a autora Emily Menendez-Aponte mostra o caminho para ajudar a criança a dar as boas-vindas, de braços abertos, ao novo membro da família.

Este não é o presente que eu pedi
ESTE NÃO É O PRESENTE QUE EU PEDI
Aline Abreu – Editora Melhoramentos

Sob a ótica infantil, o livro narra a chegada de um bebê na família. A delicadeza das ilustrações ajuda a dar forma aos sentimentos ambíguos vivenciados pela criança mais velha. A criança queria muito um irmão. Eba! Muita expectativa de brincadeiras sem fim, andar de bicicleta, ser o fiel escudeiro um do outro… Mas a realidade da chegada do bebê é um pouco diferente; ora, ele não é capaz de fazer nada disso! O bebê precisará crescer para poder compartilhar essas brincadeiras. A realidade imediata não corresponde ao imaginado, mas o menino logo vai descobrir como interagir com o pequenino. E vai descobrir também que amor de irmão, assim como a gente, só cresce.

A Maravilhosa Ponte do Meu Irmão
A MARAVILHOSA PONTE DO MEU IRMÃO
Ana Maria Machado – Editora Alfaguara

Bruno adora o irmão mais velho, com quem aprende muitas coisas. Além disso, o ‘rimão’ Henrique, como ele o chama, tem um brinquedo mágico – uma ponte ‘maravilhosa’, cobiçada por todos os amigos. Mas ninguém sabe o que seria essa tal ponte. Os adultos tentam descobrir que brinquedo é esse. Mas a resposta pode ser bem menos óbvia do que parece e requer grande criatividade.

Coisa de Irmão
COISA DE IRMÃO
Luciana Rigueira e Elisabeth Teixeire – Editora Paulinas

‘Coisa de irmão’ trata do ciúme entre a irmã mais velha e o recém-nascido. A menina quer entender por que há tanta atenção do pai e da mãe para o bebê – tudo que a criaturinha faz agrada aos olhos dos outros, mesmo quando se trata da coisa mais sem graça. Mas quando lhe perguntam se quer se livrar do irmão, ela é firme – de jeito nenhum. Afinal, ele foi muito desejado por ela.

E agora_ Vão tomar meu lugar_
E AGORA? VÃO TOMAR MEU LUGAR?
Bel Linares e Alcy – Editora Salamandra

Quem nunca sentiu ciúmes? Quem nunca teve medo de perder seu lugar no coração de alguém que ama por causa da chegada de um ‘intruso’? Esse sofrimento intenso não é privilégio de crianças, mas o exemplo clássico de situação que o provoca é a chegada de um novo nenê na família. É comum que, durante a gravidez da mãe, o parto e os primeiros meses de vida do nenê, a criança mais velha – especialmente se for o primeiro filho – experimente emoções fortes, que não é capaz de compreender. Este livro procura tanto auxiliar pais e educadores a lidar melhor com as reações da criança que vive essa situação como a compartilhar com ela suas emoções. Valendo-se de imagens diretas e simples, que retratam vivências comuns no cotidiano de uma família, aborda algumas questões importantes relativas à chegada do nenê.

Vou ganhar um irmãozinho Panda Books
VOU GANHAR UM IRMÃOZINHO
Kes Gray – Editora Panda Books

A chegada de um novo bebê na família muda a vida de todos. Principalmente das outras crianças da casa. Elas têm medo de perder a atenção e o espaço que possuem. Não conseguem entender bem como as coisas funcionarão dali para a frente. Por isso Kes Gray resolveu explicar como funciona a gravidez e como o novo irmãozinho se forma dentro da barriga da mamãe, passo a passo, em seu livro ‘Vou ganhar um irmãozinho’. Enquanto acompanha todo o desenvolvimento do bebê nos meses de gestação, a criança vai criando laços afetivos com o novo membro da família. Também entende as transformações na rotina dos pais. Com ilustrações da escocesa Sarah Nayler e um formato inovador, o livro explica o desenvolvimento do bebê usando referenciais do universo da criança. Compreendendo o crescimento do bebê e acompanhando as fases da mamãe, a criança passa a entender que faz parte daquilo tudo e perceberá que o novo bebê não será um problema, e sim um presente.

Sem Comentáros... Por enquanto...

ESCREVA UM COMENTÁRIO

 

Nascida em Itabuna, signo de Peixes. Formada em Relações Públicas, mas Educadora de construção e coração. Amo minha família e minha ocupação favorita é SER MÃE. Amo os livros! Sonho em ter uma Livraria ou uma ONG para animais abandonados. Cheia de ideias, criatividade não me falta, sou exagerada, falo muito. Faço meditação para conversar com Deus!

 

Continue Lendo

@cirandacontada

Anuncie!