10 Livros sobre as Inteligências Múltiplas

28 de outubro de 2015 , In: Leitura, Temas , With: No Comments
0

Segunda, dia 26 de outubro, fiz uma postagem sobre a “padronização” do nosso ensino e comentei no post sobre as Inteligência Múltiplas, teoria de Howard Gardner. Como muitas pessoas me enviaram mensagem e direct sobre o assunto, achei pertinente fazer um post com algumas dicas de livros sobre o tema. 

A teoria das Inteligências Múltiplas foi fruto das pesquisas de Gardner sobre a inteligência humana. Depois de muitos anos, ele chegou a conclusão que o cérebro do homem possui, no mínimo, 8 tipos de inteligências. Contudo, o que ele defende é que temos todas as inteligências, porém as pessoas, normalmente possui duas ou três mais desenvolvidas do que as outras. Segundo o teórico, as inteligências apresentam-se de duas formas: as pessoas nascem com elas ou são experienciadas, vividas. 

As inteligências são:

Lógica – voltada para conclusões baseadas em dados numéricos e na razão. As pessoas com esta inteligência possuem facilidade em explicar as coisas utilizando-se de fórmulas e números. Costumam fazer contas de cabeça rapidamente.

Lingüística – capacidade elevada de utilizar a língua para comunicação e expressão. Os indivíduos com esta inteligência desenvolvida são ótimos oradores e comunicadores, além de possuírem grande capacidade de aprendizado de idiomas.

Corporal – grande capacidade de utilizar o corpo para se expressar ou em atividades artísticas e esportivas. Um campeão de ginástica olímpica ou um dançarino famoso, com certeza, possuem esta inteligência bem desenvolvida.

Naturalista – voltada para a análise e compreensão dos fenômenos da natureza (físicos, climáticos, astronômicos, químicos).

Intrapessoal – pessoas com esta inteligência possuem a capacidade de se autoconhecerem, tomando atitudes capazes de melhorar a vida com base nestes conhecimentos.

Interpessoal – facilidade em estabelecer relacionamentos com outras pessoas. Indivíduos com esta inteligência conseguem facilmente identificar a personalidade das outras pessoas. Costumam ser ótimos líderes e atuam com facilidade em trabalhos em equipe.

Espacial – habilidade na interpretação e reconhecimento de fenômenos que envolvem movimentos e posicionamento de objetos. Um jogador de futebol habilidoso possui esta inteligência, pois consegue facilmente observar, analisar e atuar com relação ao movimento da bola.

Musical – inteligência voltada para a interpretação e produção de sons com a utilização de instrumentos musicais.

As Inteligências Múltiplas e seus Estímulos
Coleção: PAPIRUS EDUCAÇÃO
Autor: ANTUNES, CELSO
Editora: PAPIRUS

Qual o significado de inteligência? Ela pode ter seu desenvolvimento incrementado por estímulos? Em caso afirmativo, quais estímulos deveriam ser fornecidos para as diferentes faixas etárias? Que são inteligências múltiplas? Esses temas desafiadores, que representam referênciais para uma nova educação, talvez causam certa perplexidade, mas podem se tornar importantes instrumentos tanto para o desenvolvimento pessoal quanto para o educacional.

222480

Inteligências Múltiplas – Teoria na Prática
Autor: GARDNER, HOWARD
Tradutor: VERONESE, MARIA ADRIANA VERISSIMO
Editora: ARTMED

Gardner explica eloqüentemente as idéias fundamentais que desencadeiam uma revolução na aprendizagem e mostra como elas podem ser aplicadas em toda sala de aula onde se espera que os alunos pensem. Esta é uma leitura importante não apenas para os professores, mas também para os membros dos conselhos escolares, e ainda para aqueles que legislam e estabelecem políticas educacionais.

capa-intelig-ncias_2010113135648

Inteligências Múltiplas – Ao Redor do Mundo
Autor: GARDNER, HOWARD
Autor: CHEN, JIE-QI
Autor: MORAN, SEANA
Tradutor: COSTA, RONALDO CATALDO
Organizador: OLIVEIRA, ROGERIO DE CASTRO
Editora: ARTMED

Escrito e organizado pelo criador das Inteligências Múltiplas (IM), este livro revisa, sintetiza e reflete sobre a teoria das inteligências múltiplas, singular fenômeno transcultural e educacional. Gardner e colaboradores investigam as várias maneiras de se aplicar a teoria das IM em ambientes educacionais ao redor do mundo e apresentam, de maneira contextualizada e prática, uma nova e completa compreensão da teoria.

173222_1GG

Jogos para Estimulação das Múltiplas Inteligências
Autor: ANTUNES, CELSO
Idioma: PORTUGUÊS
Editora: VOZES

Neste manual, Celso Antunes propõe mais de trezentos e trinta jogos ou propostas de estímulos para trabalharmos as inteligências lingüística, lógico-matemática, espacial, musical, cinestésico-corporal, naturalista, pictória e as inteligências pessoais. É uma obra destinada a professores, estudantes de magistério e pedagogia, psicólogos, psicopedagogos, diretores, orientadores educacionais, pais e profissionais de RH.

ArquivoExibir (1)

Inteligência Lógico-Matemática
Coleção: INTELIGENCIAS MULTIPLAS E SEUS JOGOS
Autor: ANTUNES, CELSO
Editora: VOZES

Esta obra é a sexta da coleção Inteligências Múltiplas e seus Jogos, e mostra estratégias para estimular a inteligência lógico-matemática. Inteligência esta, que está ligada à competência de compreender os elementos da linguagem algébrica e numérica, permitindo aos que possuem um nível elevado ordenar símbolos assim como noções gerais sobre quantidades e reflexões que envolvem análises de espaço e tempo.

42887879

Inteligências Múltiplas
Organizador: BALBINO, HERMES FERREIRA
Editora: SESC (LIVROS)

Com base na apropriação teórica e prática do estudo sobre inteligência, desenvolvido por Howard Gardner, chega agora ao público o livro Inteligências múltiplas- Uma experiência em pedagogia do esporte e da atividade física no Sesc São Paulo , organizado por Hermes Ferreira Balbino. A obra não somente analisa um consistente repertório de conceitos teóricos ligados à saúde e ao bem-estar do corpo humano, como também examina e descreve uma série de atividades físicas e esportivas que servem de estímulo no desenvolvimento das inteligências, ao provocar o aprendizado seja por intermédio da constante superação e resolução de problemas, seja pela livre manifestação da criatividade exercitada nas práticas corporais.

7004402

Exercitando as Inteligências Múltiplas
Autor: BALLESTERO-ALVAREZ, MARIA ESMERALDA
Editora: PAPIRUS

O livro apresenta uma série de exercícios curtos, rápidos, fáceis, dinâmicos e flexíveis para que os professores de graduação, de qualquer área ou disciplina, possam aproveitar os dez ou quinze minutos finais das aulas para deixar em todos uma boa lembrança, um fechamento positivo, uma mensagem de integração, de cooperação e harmonia. São exercícios estruturados, fundamentados na gestalterapia, na análise transacional e na educação de adultos, que contemplam o desenvolvimento pessoal de acordo com os nove tipos de inteligência (verbal-lingüística, lógico-matemática, visual-espacial, corporal-cinestésica, musical, interpessoal, intrapessoal, naturalista, emocional). O texto dedica especial atenção ao professor como condutor do trabalho em grupo, a seu trabalho docente em sala de aula – a didática, a postura, a atuação, os recursos e as técnicas. O livro oferece também um roteiro para o desenvolvimento de auto-avaliação do processo de ensino-aprendizagem.

30756404

Manual das Múltiplas Inteligências
Coordenador/editor: OLIVARES, INES COZZO
Coordenador/editor: SITA, MAURICIO
Editora: EDITORA SER MAIS

O ser humano é multifacetado. São inúmeras as capacidades físicas e cognitivas que o acompanham e podem ser desenvolvidas. Howard Gardner, o pai das múltiplas inteligências, foi o primeiro a falar no conceito e trazer à discussão essa variedade de aptidões. Sua teoria apresentou cerca de seis delas, além da lógico-matemática e da linguística – musical, espacial, corporal-cinestésica, interpessoal, intrapessoal e naturalística. Desde a publicação de seu estudo, no entanto, já foram descobertos outros tipos de inteligências e igualmente importantes. Neste livro o leitor encontrará novidades acerca do tema, lerá artigos de pesquisadores e estudiosos que foram a fundo para desvendar alguns dos mistérios da mente humana. Os escritores desta obra apresentam inclusive a própria experiência com a prática clínica, trazendo alguns casos e fatos reais observados de perto e que confirmam as ‘hipóteses’ de Gardner e muitas outras. Entre os diferentes temas abordados neste livro estão – a inteligência voltada para a criatividade e a inovação, o coaching aplicado para potencializar as múltiplas inteligências, a inteligência espiritual, a inteligência comercial, a inteligência subceptiva, a inteligência multifocal, a inteligência estratégica, a inteligência cultural, a inteligência política, a inteligência intuitiva, a inteligência social, além dos conceitos de inteligência tradicionais.

22014506

Inteligências Múltiplas e Identificação de Perfil
Autor: OBREGON, ROSANE DE FATIMA ANTUNES
Autor: VANZIN, TARCISIO
Autor: ZANDOMENEGHI, ANA LUCIA DE O.
Autor: ULBRICHT, VANIA RIBAS
Editora: PANDION

Cada pessoa possui um estilo de aprendizagem e de habilidades dominantes que influem na forma de absorção do conhecimento. Algumas pessoas gostam de ver figuras, ler jornais e livros, outras de ouvir discursos e há ainda aquelas que gostam de tocar, mover o corpo e interagir com outras pessoas. Cada estilo de aprendizagem possui características específicas, definido por Howard Gardner (1983) como Inteligências Múltiplas (IM). Para adequar ambientes hipermidiáticos aos diferentes usuários, segundo suas IM, este livro apresenta um instrumento para identificação do perfil de usuário através de ícones representativos das Inteligências Múltiplas.

20110414035433_ARMSTRONG_Inteligencias_Multiplas_2ed_G

Inteligências Múltiplas na Sala de Aula
Autor: ARMSTRONG, THOMAS
Editora: ARTMED

Os estudos originais de Gardner sugerem que a mente humana é composta por sete inteligências – lingüistica, lógico-matemática, espacial, corporal-cinéstica, musical, interpessoal e intrapessoal. Esta nova edição de Inteligências múltiplas na sala de aula inclui informações sobre a oitava inteligência (a naturalista), um capítulo sobre uma possível nona inteligência (a existencial) e informações e recursos atualizados em todo os níveis a aplicarem a teoria das IM ao desenvolvimento de currículos, planejamento de aulas, avaliação, educação especial, habilidades cognitivas, tecnologia educacional, desenvolvimento de carreira, políticas educacionais e muito mais. O livro traz inúmeras sugestões práticas, estratégias e exemplos de escolas reais. Armstrong apresenta instrumentos, recursos e idéias que os educadores poderão usar imediatamente para ajudar alunos de todas as idades a atingirem o seu potencial máximo na vida.

Sem Comentáros... Por enquanto...

ESCREVA UM COMENTÁRIO

 

Nascida em Itabuna, signo de Peixes. Formada em Relações Públicas, mas Educadora de construção e coração. Amo minha família e minha ocupação favorita é SER MÃE. Amo os livros! Sonho em ter uma Livraria ou uma ONG para animais abandonados. Cheia de ideias, criatividade não me falta, sou exagerada, falo muito. Faço meditação para conversar com Deus!

 

Continue Lendo

@cirandacontada

Anuncie!