17 Dicas para Estimular a Leitura!

11 de outubro de 2015 , In: Leitura, Para Pais , With: No Comments
0

Dicas

Quando eu era criança, minha mãe sempre me motivou a ler. Não foi uma tarefa muito fácil, mas hoje sou eternamente grata por isso. Posso dizer com tranquilidade, que minha mãe e meu avô paterno foram meus maiores exemplos acerca da leitura, por isso hoje nós daremos dicas, para os pais e familiares que querem colocar esse hábito em prática. 

  • Ler ainda na gestação = Nossa primeira dica vai para as grávidas! A melhor forma de estimular seu filho a ler é começando na gravidez. Os cientistas já comprovaram que os bebes escutam a voz de sua mãe dentro da barriga, ou seja, esse é o caminho mais rápido de criar um vínculo e criar o hábito com seu pequenino.
  • Crianças Pequenas (0 a 2 anos) = Algumas mães acham que nessa fase as crianças não prestam atenção aos livros, mas estão equivocadas. Eles adoram! Claro que é um fase que envolve o desenvolvimento motor, ou seja, a tendência é que sejam mais dispersos, contudo podemos introduzir os livros de banho, os livros com sonhos e texturas… Dessa forma, eles criarão o hábito de ler.
  • Deixar livros ao alcance das crianças = É muito importante as crianças tenham os livros ao alcance delas, assim elas terão mais facilidade na interação com os livros. O ideal é criar um espaço para os livros infantis ficarem disponíveis as crianças.
  • Rotina de Leitura = Se todos os dias os pais ou responsáveis lerem algum livro para as crianças, elas compreenderão como parte da rotina delas e, inclusive, perguntarão pelos livros. Minha filha estranha quando não leio para ela ao dormir e sempre questiona. Sendo assim, sugerimos que reservem 20 minutinhos de leitura para os pequenos, se não for possível na hora de dormir, pensar em um horário mais adequado a rotina da casa e da criança.
  • Desligue a TV, opte pelo livro = Nossa vida é feita de escolhas e precisamos fazer um esforço por nossos filhos e por nós mesmos de desligar a TV e optar pelo livro. Quantas vezes chegamos em casa do trabalho e ligamos, logo, a TV. Porque não escolher um livro para ler com seu filhote ou filhota?
  • Seja o exemplo = Talvez esse seja a dica mais importante de todas! Se você não ler, ou seja, não for o exemplo para seu filho, provavelmente o estímulo a leitura não funcionará. O exemplo é tudo, porque nós somos a referência deles para tudo, podem observar como eles reproduzam nossos atos e falas. Se não gosta de ler, é uma boa hora de começar a rever e aprender.
  • Crie um fotolivro da história dele = Adoro essa dica! Sempre gostei de dar presentes criativos e na minha gestação eu resolvi presentear uma amiga com um fotolivro da nossa amizade, pois ficamos grávidas juntas, então pensei que seria interessante criar um fotolivro que falasse da História de Vitória. Criei um fotolivro chamado “Minha História”, onde conto quando descobri fiquei grávida, a escolha do nome, os meses, o Chá de Fraldas, a surpresa para família, o nascimento e os primeiros dias… Pois bem, esse livro foi o maior sucesso para Vitória, minha filha. Ela adora que leia para ela e mostra para todo mundo, como se fosse o melhor livro do mundo. Claro que para ela é! Sugiro que vocês façam para seus filhos, existem profissionais que fazem, inclusive nós fazemos também. Junte as informações importantes e as fotos, monte ou peça para alguém montar. Vocês não irão se arrepender!
  • Frequente livrarias = Dentro dos passeios infantis, que tal incluir a visita a livrarias?! Hoje as grandes livrarias possuem espaços de leitura infantis maravilhosos, com puffs, cadeiras, coloridos, coloridos, onde as crianças podem escolher seus livros… muitas vezes com contações de história. Quando forem ao shopping, levem as livrarias, no lugar das lojas de brinquedos ou acrescentem as livrarias aos passeios. Eventualmente deixe a criança escolher seu próprio livro. 
  • Dê livros, gibis ou revistas de presente = Outra forma, é presentear com livros ao invés de brinquedos e roupas. Presentear, inclusive, os amiguinhos do seu filho. Sempre tem um aniversário para ir, porque não dar livros? Hoje esse é presente oficial dos amigos de minha filha. Existem, também, revistinhas e gibis apropriados para crianças, que tal fazer uma assinatura?
  • Comente sobre o livro = É muito importante que após a leitura do livro, você comente sobre ele com o pequenino, ou seja, faça ele refletir sobre o que leu. Puxe assunto sobre o tema lido, instigue-o a pensar sobre a história e a se posicionar sobre o leu e entendeu. Minha filha adora e, inclusive, já me deu feedback que não gostou de algumas histórias, por razões distintas. É muito importante!
  • Contextualize o livro = Quando a criança se identifica com o livro, você pode aproveitar a história para auxiliar em questões da educação dela. Por exemplo, li um livro sobre uma coelha de mal humorada e aproveitei o gancho do livro para sinalizar para minha filha a postura dela. Disse: “Filha, você está parecendo Olívia, a coelha da história, lembra que o mal humor dela contagiou todo mundo”? Fez muito efeito! Ela ficou preocupada, ou seja, aproveitem as histórias lidas e utilizem no dia-a-dia da criança, ela vai adorar e refletirá com toda certeza. 
  • Empreste livros = Empreste livros e estimule seu filho a fazer o mesmo, assim ele terá acesso a outros livros e poderá estimular os coleguinhas também. 
  • Assinatura de Livros = Hoje existem muitas empresas que trabalham com assinatura de livros, ou seja, você assina um pacote para uma determinada idade e receberá em casa para seu pequeno. Normalmente eles adoram, especialmente porque as encomendas chegam no nome da crianças, o que a deixa bem animadas. Quem não gosta de receber presentes?
  • Estimule atividades que usem a leitura (jogos, receitas, mapas) = Existem várias atividades para estimular a leitura, sem necessariamente envolver um livro de história. Vocês podem convidar seu pequeno para fazer uma receita, ou seja, pedirá ajuda para ler os ingredientes, além de estimular a leitura, ainda será prazeroso. Pode convidar seu filho para conhecer os países no Mapa Mundi, é uma outra forma de estimular a leitura….
  • Surpresa Literária = Hoje acontecem feiras de livros com frequência, especialmente nos grandes shoppings. Nossa sugestão é vocês aproveitem essas feiras pois os livros são bem baratinhos, a partir de R$3,00. Dessa forma você poderá comprar livros para dar de presentes e, eventualmente, fazer surpresa para seu filhote em casa. Deixar um livro embrulhado em cima da cama. Ele vai adorar!
  • Amigo Secreto de Livros = Que tal fazer um amigo secreto de livros? Todos gostam de ganhar presente e essa é uma forma lúdica de estimular a leitura do seu pequeno e dos amigos dele. 
  • Picnic Literário = Convide seu filhote para fazer um picnic literário, vai ser muito divertido! A diversão já começa em casa com a arrumação da cesta de lanches e a escolha dos livros. Não esqueçam da toalha para sentarem! Quem não morar em casa ou não puder ir ao parque, faça no playground do seu prédio ou até mesmo na sua sala. Eles adorarão a farra.

Boa leitura! Boa diversão!

Sem Comentáros... Por enquanto...

ESCREVA UM COMENTÁRIO

 

Nascida em Itabuna, signo de Peixes. Formada em Relações Públicas, mas Educadora de construção e coração. Amo minha família e minha ocupação favorita é SER MÃE. Amo os livros! Sonho em ter uma Livraria ou uma ONG para animais abandonados. Cheia de ideias, criatividade não me falta, sou exagerada, falo muito. Faço meditação para conversar com Deus!

 

Continue Lendo

@cirandacontada

Anuncie!