Filmes Infantis sobre Consciência Ambiental

4 de junho de 2015 , In: Bem Estar, Dicas, Educação, Indicação , With: No Comments
0

Os filmes listados utilizam temas ecológicos como pano de fundo e ajudam os pequenos a entenderem porque é tão importante preservar a natureza. É extremamente importante que os nossos filhos entendam, desde cedo, a relevância de cuidar do meio ambiente, do planeta. Atitudes como não jogar o lixo no chão, gastar menos água, proteger os animais, reutilizar objetos…

Parece algo tão distante e sério para começar uma conversa com as crianças, não é? Fiquem tranquilos! Uma boa saída são os filmes e animações, que introduzem os assuntos de forma simples e divertida.

Muitos filmes de sucesso retratam a consciência ecológica. Prepare uma sessão de filmes, com direito a pipoca e suco. Depois que terminar, lance algumas perguntas que despertem uma reflexão, como: “por que os animais eram amigos da princesa?” Ou “por que é importante a gente não poluir o mar?” É um passatempo que se mistura com o aprendizado.

Aqui a lista de alguns filmes que ele vão adorar assistir e discutir os temas depois.

Wall-E (2008)
Mostra os impactos causados pelo lixo e a necessidade de reciclar. Em um futuro distante, a Terra está totalmente devastada e desabitada. Por aqui, só restou um robozinho (Wall-E) que tem a função de organizar a bagunça deixada pelos seres humanos. Enquanto isso, as pessoas vivem em um cruzeiro espacial e ficam tão rechonchudas e sedentárias que mal conseguem andar sem a ajuda de aparelhos. O filme deixa a mensagem de que cada um é responsável pelos resíduos que produz e um alerta: é necessário de reduzir a produção de lixo no mundo.

Procurando Nemo (2003)
A aventura do peixe-palhaço apresenta o maravilhoso ecossistema marinho. Quando Nemo é capturado por um pescador e vai parar em um aquário, o pai do peixinho sai em busca do filho com a desmemoriada Dori. No meio do caminho eles conhecem vários amigos, apresentando a biodiversidade dos mares para as crianças. A história também dá uma pincelada na poluição das águas.

Bambi (1942)
A preservação da natureza é o tema central do filme. Bambi, um filhote de veado, é obrigado a se virar sozinho depois que sua mãe é morta por caçadores. Ele faz novos amigos e mostra que, além de sobreviver, é preciso aprender a se defender em um mundo tão hostil. Uma bela história para incentivar os pequenos a cuidarem das florestas para que animais, como o Bambi, possam viver tranquilos.

Mogli – O Menino Lobo (1967)
O menino é criado por lobos da floresta, que o enviam para a tribo dos homens para protegê-lo de um tigre, o Shere Kahn. Durante a sua jornada, Mogli faz vários amigos, incluindo o urso Balu, que lhe ensina a filosofia do “somente o necessário”. Além de criticar o consumo exagerado, o filme mostra que é da natureza que tiramos o nosso sustento e, portanto, é preciso preservá-la.

Branca de Neve (1938)
A princesa tem muitos amigos animais. Branca de Neve canta e conversa com passarinhos, coelhos, tartarugas… E quando a Rainha Má a expulsa do castelo e a persegue, os bichinhos ajudam a princesinha em sua fuga até a casa dos Sete Anões. A mensagem transmitida é a de proteção aos animais. Se você cuida e dá amor, eles te retribuirão.

Encantada (2007)
É outra jovem moça dos contos de fadas que tem a lealdade dos amigos animais. Eles ajudam Giselle, uma futura princesa, a costurar e até a limpar a casa. Se divertem juntos e, quando a personagem se encontra em perigo, seu fiel amigo esquilo não pensa duas vezes antes de salvá-la. Uma lição de que é sempre bom cuidar dos bichinhos, independente da espécie.

A Pequena Sereia (1989)
Ariel tem como melhores amigos um peixe, Linguado, e um crustáceo, Sebastião. Os dois a acompanham em todas as suas aventuras. E quando a princesinha dos mares se mete em uma encrenca, são os animais que a salvam. O filme é rico em detalhes, com paisagens e animais marinhos, mostrando todo o universo do fundo do mar de um jeito divertido.

Vida de Inseto (1998)
O filme apresenta o mundo dos insetos e a importância das formigas para o ecossistema. Como elas são pequenas, passam despercebidas pelos nossos olhos. Em Vida de Inseto é possível acompanhar o dia a dia em um formigueiro, além de torcer para que a formiguinha Flik consiga ajudar seus amigos a se livrarem dos gafanhotos que os oprimem.

Pocahontas (1995)
A história da indiazinha mostra a importância de viver em harmonia com a natureza e com outros povos. Pocahontas luta pelo amor verdadeiro, sem deixar de lado as suas origens. Ela se apaixona pelo capitão Smith, que chega à ilha para explorar o ouro e cria um conflito entre índios e ingleses. Com o tempo, o navegante começa a se relacionar com a floresta e a respeitar a biodiversidade.

Tarzan (1999)
O rei das florestas é criado por gorilas. Ele vive em harmonia com os animais, até a chegada de uma tripulação e de Jane, a mulher por quem se apaixona. Mas, mesmo em contato com a civilização, Tarzan prefere a vida nas florestas. É um filme que prega a preservação da natureza e lança uma crítica à vida urbana exagerada.

O Rei Leão (1994)
O clássico filme da Disney tem como foco a relação familiar e o ciclo da vida, representado pela cadeia alimentar. O Rei Leão mostra às crianças que deve existir um equilíbrio na natureza. Há a mensagem de que é preciso respeitar o meio em que se vive, independente do quem você é e do que você faz.

Irmão Urso (2003)
Um animal grande e feroz é sinônimo de monstro, certo? Errado. E é este o ensinamento que o filme traz. Buscando vingar o irmão, que foi morto por um urso, o índio Kenai é transformado no animal que tanto odeia pelos espíritos da floresta. Assim, nesta nova condição, consegue ver o outro lado da moeda ao ser caçado por humanos.

 

Sem Comentáros... Por enquanto...

ESCREVA UM COMENTÁRIO

 

Nascida em Itabuna, signo de Peixes. Formada em Relações Públicas, mas Educadora de construção e coração. Amo minha família e minha ocupação favorita é SER MÃE. Amo os livros! Sonho em ter uma Livraria ou uma ONG para animais abandonados. Cheia de ideias, criatividade não me falta, sou exagerada, falo muito. Faço meditação para conversar com Deus!

 

Continue Lendo

@cirandacontada

Anuncie!