Os 7 Hábitos das Crianças Felizes

7 de julho de 2014 , In: Leitura, Para Filhos , With: 3 Comments
0
Esse livro é uma dos mais LINDOS e ENCANTADORES que li com Vitória nos últimos tempos, pois ele te auxilia e oferece ferramentas para crianças compreenderem ALÉM das histórias. É possível colocar em prática com seus filhos os “ensinamentos” das historinhas, é como o autor disse: “Um livro inspirador sobre como as crianças podem aprender desde cedo a levar uma vida mais produtiva e feliz”.

O livro conta com 7 histórias maravilhosas, cada uma falando sobre um hábito. Um ponto muito interessante é o “Cantinho dos Pais”, onde o autor fala COMO os pais podem colocar em prática com seus filhos aquele hábito. Muito, muito, muito interessante!! Esse livro é para ser lido várias vezes!!!

 

 

Ele possui ilustrações lindas e, mais, personagens inesquecíveis!!! Querem conhecer um pouco mais dessa TURMINHA? São eles:

Urso Gugu – Este é o Urso Gugu. Ele é o maior de todos em 7 Árvores – mas também é muito simpático. Adora ficar ao ar livro e gosta de todos os tipos de insetos. As formigas são seus insetos preferidos.
Coelho Saltador – Conheça o Coelho Saltador. Saltador adora praticar esportes. Adora futebol, tênis, beisebol, basquete, ciclismo, natação e salto – gosta de tudo. E também adora tênis e tem um monte deles.
Gambá Lili – Lili é muito jeitosa, ainda mais de tratando de uma gambá. Ela adora arte! Passa a maior parte do tempo desenhando e pintando, e fazendo todo tipo de coisas. Também adora Fedor, seu irmãozinho.
Esquilo Samuca – Desde que nasceu, Samuca gosta de brincar com os mais variados aparelho e de consertar coisas. Você nunca vai ver Samuca sem uma ferramenta na mão. Ele e a irmã gêmea, Sofia, moram numa casa no alto de uma árvore, como todos os esquilos.
Esquila Sofia – Sofia é a irmã gêmea de Samuca. A coisa que ela mais gosta de fazer na vida é ler. Ela também adora matemática. Às veze, ela usa umas palavras muito complicadas que tem que explicar para os amigos.
Porco-espinho Espeto – Espeto tem um monte de espinhos que mostram como está seu humor. Quando Espeto está triste, os espinhos ficam caídos. Quando está animado, eles ficam para cima, bem espetados. Espeto é muito tranquilo. Gosta de ficar deitado na rede o dia todo, tocando sua gaita.
Aline Roedora – E não podemos nos esquecer de Aline. Ela é uma ratinha. Aline gosta de ficar pertinho de todo mundo da turma, principalmente da sua melhor amiga, a Gambá Lili. Aline vive com a vovó e adora usar os sapatos e joias dela.
Ernesto, a minhoca – Ernesto é um sujeitinho muito tímido, por isso, você vai ter que procurar por ele durante a leitura…

Nós pais só queremos que nossos filhos sejam felizes, mas a realidade atual denuncia, em nosso dia-a-dia que a felicidade não é algo simples de se definir. Como pais, temos a exigente tarefa de oferecer ferramentas a nossos filhos, para que possam SER FELIZES.

A questão é que a felicidade não é composta apenas de um fator, mas de várias coisas agregadas, juntas. Não existe uma regra ou uma receita de bolo para alcançar a FELICIDADE.  Como pais, temos um grande desafio: educar nossos filhos para sejam pessoas boas, assim como que sejam felizes.

São 7 histórias que falam de alguns hábitos que ainda nem são absorvidos em nossa sociedade mas que são fundamentais. Um bom exemplo disso é a educação financeira. Como dito anteriormente, ele tem uma parte dedicada aos pais e professores em cada história falando de como podemos exercitar os pontos abordados no livro.

Hábito 1: Seja Proativo
História: Não tenho nada para fazer

Eu sou uma pessoa responsável. Eu tomo iniciativa. Eu escolho minhas ações, atitudes e disposição. Eu não culpo os outros pelos meus erros. Eu faço a coisa certa sem que me peçam, e mesmo quando ninguém está olhando.

Hábito 2: Comece Com o Objetivo em Mente
História: Gugu e a Caixa de Colecionar Insetos

Eu faço planos e defino metas. Eu faço coisas que têm significado e fazem diferença. Eu sou um membro importante de minha classe e contribuo para a missão e visão da minha escola. Eu procuro ser um bom cidadão.

Hábito 3: Faça Primeiro o Mais Importante
Histórias: Espeto e o ditado

Gasto meu tempo com as coisas mais importantes. Isso significa que eu digo não para coisas que sei que não devo fazer. Eu estabeleço prioridades, defino uma agenda e sigo o meu plano. Sou disciplinado e organizado.

Hábito 4: Pense Ganha-Ganha
História: Lili cuida da horta

Eu equilibro a coragem para conseguir o que quero com a consideração pelo que os outros querem. Quando surgem conflitos, procuro soluções em que todos saiam ganhando.

Hábito 5: Procure Primeiro Compreender, Depois Ser Compreendido
História: Saltador e a rede de caçar borboletas perdidas

Ouço as ideias e os sentimentos das outras pessoas. Tento ver as coisas sob o ponto de vista delas (paradigma). Escuto os outros sem interromper. Ouço com os meus ouvidos, os meus olhos e o meu coração. Tenho confiança em manifestar minhas opiniões.

Hábito 6: Crie Sinergia
História: Os Texugos Grandes e Maus

Valorizo os pontos fortes dos outros e aprendo com eles. Dou-me bem com os outros, mesmo com aqueles que são diferentes de mim. Trabalho bem em grupo. Procuro a opinião dos outros para resolver problemas porque sei que, juntos, podemos criar soluções melhores do que qualquer um de nós sozinho. Busco “Terceiras Alternativas”.

Hábito 7: Afine o Instrumento
História: Sofia sonolenta 

Eu como corretamente, faço exercício e durmo bem (corpo). Aprendo de diversas maneiras e em diversos lugares, não apenas na escola (cérebro). Passo tempo com a família e amigos (coração). Gasto tempo para encontrar formas significativas de ajudar os outros (alma). Procuro equilibrar as quatro partes que me constituem.

Para finalizar o livro, uma linda síntese sobre os hábitos, de forma visual e objetiva.

 

Informações
Título – 7 Hábitos das Crianças Felizes
Autor – Sean Covey
Ilustradora – Stacy Curtis
Editora – Nova Fronteira
Tema – Hábitos, Vida, Autoconhecimento, Valores

 

  1. Responder

    Boa tarde, estamos na escola em que trabalho realizando um projeto com os 7 hábitos e estou adorando!

  2. Responder

    Boa tarde, estamos na escola em que trabalho realizando um projeto com os 7 hábitos e estou adorando!

    • Responder

      Ola Marisa!! Somos apaixonados por esse livro. Se for possível, depois divulgue o trabalho realizado e postaremos em nosso Blog. Um forte abraço!

ESCREVA UM COMENTÁRIO

 

Nascida em Itabuna, signo de Peixes. Formada em Relações Públicas, mas Educadora de construção e coração. Amo minha família e minha ocupação favorita é SER MÃE. Amo os livros! Sonho em ter uma Livraria ou uma ONG para animais abandonados. Cheia de ideias, criatividade não me falta, sou exagerada, falo muito. Faço meditação para conversar com Deus!

 

Continue Lendo

@cirandacontada

Anuncie!