O que fazer com os filhos nas férias?!

19 de junho de 2014 , In: Bem Estar, Educação , With: No Comments
0
As férias escolares chegaram e com a COPA DO MUNDO, elas ficaram ainda maiores. Ave Maria!!! É muito tempo, não é Gente?! Sei que alguns pais se desesperarem e não sabem o que fazer, mas CALMA!!! Vamos usar da criatividade e oportunizar experiências especiais com nossos pequenos?!
Primeira sugestão, antes de começar a planejar as férias de seu filho, procure conversar com ele e ouvir o que ele gostaria de fazer. É um bom começo!!!
Jogos
É certo que as crianças brincam com os coleguinhas, mas e com a família, têm brincado também? Deixe seu filho escolher um jogo de tabuleiro, uma brincadeira tradicional (como Stop), bingo ou baralho, para que toda a família – convidados também são bem-vindos – brinque junta.
Cinema com Pipoca
“Que filme você gostaria de assistir?” – em vez de impor um de seu gosto, deixe que seu filho decida um filme para que vocês vejam juntos. Para acompanhar, faça pipoca e peça para ele dividi-la em porções iguais para todos os participantes – assim, ele treina quantidades e ainda valoriza mais a atividade, pois está participando ativamente dela. Para acompanhar, um suco de fruta bem saudável vai bem.
Gincana do Quero-Quero
Sua casa anda um pouco bagunçada? Está na hora de achar aquilo que foi perdido e ninguém nunca mais achou. Você diz: “Eu quero um/uma…”, e lá vão as crianças atrás do objeto. Para incentivar o discernimento, peça itens coloridos (um lápis azul-claro, por exemplo) ou que não são tão óbvios para a criança (como pregadores de roupa). Essa é uma brincadeira divertida e que pode ser feita mesmo à noite, quando você chega do trabalho.
Piquenique Noturno
Está na hora de cozinhar com a garotada. Ensine seu filho a fazer sanduíches, ou até asse um bolo com a sua ajuda (ele pode lamber a tigela!), para o piquenique que será organizado na sala, no lugar do jantar. “É hora de sair da rotina e mudar o ambiente. Luz de velas e todo mundo de pijama são outros detalhes divertidos que podem ser acrescentados a essa noite.
Lá vem história…
O quarto da criança é um lugar mágico, e ficará mais ainda nas férias. Espalhe almofadas no chão ou monte uma cabaninha para uma contação de histórias especial: desta vez, você conta uma historinha e, depois, seu filho é quem conta outra para você dormir.
Tecnologia
Sim, não tem como ela não estar presente. Se seu filho joga videogame, chegou a hora de você entrar no mundo dele: a missão é ele ensinar você a jogar. “Essa troca de papéis é bastante enriquecedora. Mas o pai tem de estar realmente disposto a aprender, e sem menosprezar o que está sendo ensinado”, enfatiza a arte-educadora.
Compras
A educação financeira está em alta, e as férias são o momento ideal para fazer valer o aprendizado. Dependendo do poder aquisitivo da família, dê uma determinada quantidade de dinheiro (desde que não seja exagerada – de 10 a 40 reais é o ideal) para o seu filho – ele poderá gastar com o que quiser, e até o lanche ficará por conta dele.
Colônia de Férias
Uma opção melhor, caso os pais realmente não possam ficar com os filhos, são as colônias de férias, pois têm monitores preparados para propor brincadeiras divertidas e educativas. Se não houver jeito, os pais podem escolher outra escola do bairro para que a criança fique fora do período de aulas – assim, ela muda de ambiente, pelo menos.
Quebra-Cabeça
Que tal passar as férias todas montando um grande quebra-cabeça em família? Esse jogo que treina a atenção, a noção espacial e outras tantas habilidades é ótimo porque não precisa ser terminado em um dia: ele pode ficar sobre uma mesa e, cada vez que a família tiver um tempinho, pode montar junta. Lembrando que os laços afetivos entre pais e filhos são tão importantes quanto outros aprendizados.
Ateliê em Casa
Um dos sonhos de toda criança é poder pintar e bordar à vontade – e literalmente. Você pode montar um ateliê de férias num cantinho da casa: forre o chão com jornal e as paredes, com papel craft. Deixe tintas e guaches para seu filho (e você também) soltar a imaginação e criar à vontade. É uma experiência deliciosa!
Contato com a Natureza
Além de toda a programação do cardápio de férias, é preciso lembrar o quanto é importante para os pequenos desfrutar do contato com árvores, rios, cachoeiras e praias.

 

Sem Comentáros... Por enquanto...

ESCREVA UM COMENTÁRIO

 

Nascida em Itabuna, signo de Peixes. Formada em Relações Públicas, mas Educadora de construção e coração. Amo minha família e minha ocupação favorita é SER MÃE. Amo os livros! Sonho em ter uma Livraria ou uma ONG para animais abandonados. Cheia de ideias, criatividade não me falta, sou exagerada, falo muito. Faço meditação para conversar com Deus!

 

Continue Lendo

@cirandacontada

Anuncie!